Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

OS 10 ALIMENTOS QUE MELHORAM O DESEMPENHO ESPORTIVO

É comum que as pessoas que praticam exercícios associem a fadiga a um problema cardíaco, pulmonar ou muscular. Um número cada vez maior de estudos, no entanto, indica que boa parte do cansaço é determinada pelo cérebro. Ou seja, o humor influencia o resultado final do exercício. Samuel Máncora, pesquisador da Universidade de Kent, Inglaterra, realizou uma série de experimentos que confirmam isso. 

Graças a essas pesquisas, sabemos hoje que o cérebro é um fator fundamental na melhoria do desempenho físico. É por isso que os psicólogos esportivos aconselham treinar tanto a mente como o corpo, e colocar em prática certas estratégias de automotivação que permitam otimizar a função geral do cérebro. Criar hábitos alimentares saudáveis é uma dessas estratégias. 

O corpo é uma máquina que precisa da energia fornecida pelos alimentos para se movimentar e se recuperar. Quanto melhor é a alimentação, maior é o rendimento. A dieta de qualquer atleta deve incluir três elementos fundamentais: carboidratos, proteínas e gorduras. Por exemplo, se um atleta pratica musculação, é essencial consumir proteínas antes e depois da atividade, para que o organismo produza os aminoácidos que reparam e fortalecem o tecido muscular. Se o exercício for aeróbico, o fator essencial será a hidratação (embora seja importante tomar água ao longo de toda a atividade física). 

Quem treina regularmente deve consumir a quantidade adequada de antioxidantes, proteínas, carboidratos, Omega-3 e vitaminas. 

Confira alguns alimentos que contêm esses elementos: 

AMÊNDOAS - Fonte rica em vitamina E, são antioxidantes ideais para prevenir dores musculares. Atuam protegendo as membranas celulares do cérebro, afetadas por dietas excessivamente ricas em carboidratos refinados, como açúcar ou farinha branca. As amêndoas devem fazer parte de uma dieta balanceada pois são uma combinação natural de proteínas e gorduras saudáveis. 

BANANA - Fundamental para evitar cãibras e espasmos musculares, também é uma boa fonte de energia devido à combinação de três açúcares: sacarose, frutose e glicose. Também é rica em potássio, que ajuda a manter o ritmo cardíaco, enviando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no corpo. 

SALMÃO E ATUM - São ricos em proteínas e Ômega-3, óleo essencial que previne inflamações e doenças cardíacas, além de melhorar a capacidade cognitiva e a memória. 

VERDURAS E LEGUMES - Alface, brócolis, escarola, espinafre e aipo são algumas das opções para preparar uma salada verde com grande quantidade de antioxidantes, que reduzem o risco de Alzheimer e outras doenças. 

OVOS - Fornecem os aminoácidos necessários para o trabalho muscular. Além disso, a composição da gema ajuda a manter saudáveis os neurotransmissores do cérebro. 

MASSA INTEGRAL - Tem alto teor de carboidratos de fácil digestão, que ajudam a repor a energia rapidamente. 

PROTEÍNAS DO SORO - Presentes no leite e outros laticínios, como iogurte, ajudam a acelerar e melhorar o processamento e a circulação do oxigênio no cérebro. Por esse motivo, as vitaminas com leite, feitas no liquidificador, são uma boa opção antes e depois dos exercícios. 

CHOCOLATE - O chocolate meio amargo é antioxidante e uma ótima fonte de energia; sua ingestão reduz o colesterol, equilibra a pressão arterial e previne inflamações. Além disso, aumenta o fluxo de sangue para o cérebro. 

CEREAIS - Combinar diferentes tipos de grãos é altamente benéfico para quem pratica exercícios, já que fornecem proteínas livres de gorduras saturadas - permitindo melhor oxigenação e aceleração do metabolismo - e fibras. A quinoa, por exemplo, contém o dobro de proteínas de um cereal tradicional, gorduras boas, vitaminas, minerais, carboidratos que aceleram o processo de digestão e os oito aminoácidos que o corpo precisa para formar músculos e recuperar-se depois dos exercícios. 

LARANJA - Contém muita vitamina C e facilita a absorção do ferro, evitando o cansaço muscular. Além disso, contém ácido fólico, que permite o bom desenvolvimento do cérebro. 

FONTE:
Discovery Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário