Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

EXERCITAR PÓS OS 50 ANOS TRAZ SAUDE AO CÉREBRO

Nos Estados Unidos, um estudo confirmou que fazer exercícios não é bom apenas para o corpo. Os cinquentões que costumam malhar ficam com o cérebro muito mais saudável quando chegam à terceira idade.

Você pode achar que estava na hora de queimar umas calorias ou de fazer ‘aquele agrado no coração. Mas é muito mais! O cérebro, que comanda todas essas ordens, pode estar agindo em causa própria, e não há nada de mau nisso.

A conclusão é de pesquisadores do instituto nacional do envelhecimento dos Estados Unidos. Por mais de dez anos, eles acompanharam 146 adultos, com média de idade de 69 anos. O grupo passou por testes de esteira para medir a capacidade cardiorrespiratória e também fez exames de ressonância magnética, que detectaram as mudanças no cérebro ao longo do tempo.

Os resultados mostraram que quem fazia exercício aos 50 anos tinha agora um volume maior de duas áreas do cérebro ligadas à memória. Em média, o cérebro de adultos que fazem exercícios pode se manter saudável por 20 anos a mais do que o de quem não faz, diz a pesquisadora Qu Tian, e esses benefícios podem se manter ao longo do tempo.

Neurologistas que não participaram do estudo disseram que ele confirma o que outras pesquisas apontavam, mas que uma pergunta continua no ar: são os exercícios que deixam as pessoas mais inteligentes, mais vigorosas? Ou são as pessoas mais inteligentes que tendem a se exercitar mais?

O cientista Luigi Ferucci concorda que é preciso aprofundar as pesquisas: “O que importa agora é espalhar a mensagem: fazer atividade física 30 minutos, pelo menos cinco vezes por semana, pode ter um efeito positivo no cérebro na velhice”, diz.

FONTE:
Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário