Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

POR QUE DESCER ESCADA PODE PREJUDICAR O JOELHO




Ao subir e descer escadas, podemos colocar até três vezes o peso corporal sobre os joelhos. Porém, não só os joelhos precisam estar estáveis e fortes, mas o quadril e glúteo também, principalmente ao descer escadas.

Pisada incorreta e falta de alongamento estão entre os problemas mais comuns.
Uma boa alternativa para quem não tem dinheiro ou tempo para ir a uma academia, subir e descer escadas pode, sim, auxiliar o processo de emagrecimento e fortalecimento muscular. 

Como toda atividade física, porém, ela exige recomendação e acompanhamento de especialistas. Para o fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação do Hospital 9 de Julho, Emerson Lessa, a atividade deve ser feita com cuidado para evitar lesões articulares e musculares e deve haver cuidado especial ao descer os degraus.

“Ao subir e descer escadas, podemos colocar até três vezes o peso corporal sobre os joelhos. Porém, não só os joelhos precisam estar estáveis e fortes, mas o quadril e glúteo também, principalmente ao descer escadas” diz o especialista.

Como descer envolve a ação da gravidade, a forma como o pé toca o chão e a velocidade com que isso acontece, esse exercício nem sempre é o mais recomendado. “Como a gravidade funciona como acelerador do movimento, gerando alterações na força do mecanismo extensor do joelho, quadril e pés, a pessoa pode ter lesões nos joelhos”, explica. “Exercícios excêntricos (descer escadas) sobrecarregam muito as articulações e musculatura. A princípio, o exercício não é indicado para aqueles que sofrem de algum processo degenerativo nos joelhos ou mesmo nos quadris e tornozelos”, complementa.

Como se preparar?
O ideal, segundo o especialista, é aliar o fortalecimento muscular ativo e funcional (musculação e exercícios funcionais), atividade aeróbica, como as subidas pelas escadas e a melhora da flexibilidade. Entre os mais indicados estão:

Fortalecimento e alongamento dos músculos (abdome, glúteos, quadríceps, isquiostibiais e panturrilhas);
Treino de estabilização (quadril, joelhos e tornozelos/pés). Esses exercícios promovem o fortalecimento da musculatura que faz o movimento. São as atividades de equilíbrio estático, dinâmico, treino pliométrico (ex: saltos, mudanças de direção etc), envolvendo articulações e músculos diferentes, ou seja, exercícios globais;

Manter rotina de exercícios semanais (mínimo duas vezes por semana).
“É possível perder peso com atividades simples como essa, mas não se pode trocar a redução na balança por lesões, até porque a recuperação pode ser lenta já que a região é uma das mais demandadas para a movimentação do corpo”, alerta Lessa, ao lembrar que algumas das lesões mais comuns são as fraturas por estresse, distensão muscular (rompimento das fibras), inflamação dos tendões e Síndrome patelofemoral ou condromalácia da patela, que é o atrito entre o fêmur e a patela (rótula) gerando alterações na cartilagem.

FONTE:
http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/por-que-descer-escadas-pode-nao-ser-bom-para-os-joelhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário