Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

MENOPAUSA X DIETA

shutter

Especialista explica sobre os cuidados que as mulheres devem tomar no regime alimentar para não perder massa óssea.
Atualmente, as mulheres de qualquer idade buscam por um corpo bonito e saudável e para isso, muitas recorrem a dietas alimentares sem saber os perigos em relação a perda de peso. Pesquisa publicada neste ano pelo The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostra que as mulheres na menopausa que perderam peso ao longo de um período de dois anos estão também comprometendo a saúde dos ossos.
Segundo o neurocirurgião e especialista em coluna da Unifesp, Vinicius Benites, a dieta para emagrecer traz perda de massa gorda (gordura), massa magra (músculos) e principalmente massa óssea, podendo acarretar na osteopenia (diminuição da massa óssea) ou até na osteoporose (doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos). “O estudo aponta que nos dois anos avaliando as mulheres que perderam massa magra, elas também perderam massa óssea principalmente no quadril e fêmur. Já as que perderam apenas gorduras, tiveram redução de massa óssea apenas no quadril”, conta.
Benites afirma que, independente dos alimentos ou quantidade de cálcio nas dietas, as mulheres em idade pós-menopausa devem perder peso associando regime alimentar com uma atividade física para que, além da perda de gordura, não haja deficiência de volume ósseo e muscular. “Os exercícios mais indicados são os de fortalecimento e anaeróbicos, como a musculação e pilates”.
Osteoporose
No Brasil, a osteoporose atinge 10 milhões de pessoas sendo que um terço das mulheres irão desenvolvê-la após a menopausa, segundo relatório da Associação Brasileira de Avaliação Óssea. Benites explica que a osteoporose é uma doença na qual os ossos ficam mais poróticos, e consequentemente, mais frágeis. “A perda de massa óssea que pode ser provocada em um regime alimentar sem cuidados e acompanhamento de uma atividade física pode levar a dor nas costas, como se fosse um cansaço crônico. Além disso, com a maior fragilidade dos ossos, estes podem sofrer fraturas mesmo com traumas leves, como por exemplo numa freada brusca ou com a queda da própria altura”, diz o médico.
*Vinicius Benites é neurocirurgião, especialista em doenças da coluna. Atua no consultório privado em São Paulo e Guarulhos, além de ser médico do Grupo de Coluna, da disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), onde exerce funções acadêmicas, assistenciais e de pesquisa.

FONTE:
http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/nutricao2/pesquisa-mostra-o-efeito-das-dietas-sobre-os-ossos-na-menopausa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário