Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

ALIMENTOS QUE PREVINE DOENÇAS DO INVERNO

shutterstock_227709319
Para evitá-las ou fazer com que cheguem mais brandas o ideal é investir em uma alimentação especial, que fortaleça nosso sistema imunológico, a base de itens ricos em vitaminas e minerais.

Entretanto, segundo especialistas, para blindar nossa saúde contra gripes, resfriados e infecções, o ideal é não esperar adoecer para mudar os hábitos alimentares. E sim apostar em probióticos e alimentos ricos em vitamina C antes do inverno chegar.

Além de reavaliar a alimentação, é preciso também observar os hábitos e cuidados com o corpo, como a prática regular de uma atividade física, sono reparador e combate ao estresse, antes que fique suscetível aos vírus.

Fortalecendo o sistema imunológico
Quem já está doente, a dica é descansar e hidratar o organismo ingerindo bastante líquido. 

Além disso, reforçar a alimentação com itens saudáveis e que ajudam a aliviar os sintomas da gripe e dos resfriados.

Probióticos: têm micro-organismos vivos que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Estes são adicionados em alimentos como leites fermentados e iogurtes.

Alho: fonte de alicina, ele estimula a resposta imunológica. Uma boa dica para consumi-lo é temperar pratos como feijão, em sopas e saladas.

Cogumelo shitake: contém lentinana, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

Frutas cítricas: reforçam a imunidade por causa da alta concentração de vitamina C.

Acerola: riquíssima em vitamina C, cerca de 30 a 50 vezes mais que a laranja, age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

Gengibre: tem função expectorante. Além disso, reduz a inflamação e a dor. Você pode adicionar a raiz aos chás e sucos.

Chás verde e branco: bebidas ricas em catequina, um poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres. Essa substância ainda fortalece o sistema imunológico.

Couve, cenoura, tomate: são fontes de betacaroteno, um poderoso antioxidante que atua contra infecções e estimula as células imunológicas.

Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, ele possui atividade antiviral e antibacteriana. Consuma em sucos, shakes ou vitaminas.

Mel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. É eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados, podendo ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

Geleia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.

Pólen: é rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo. Ele pode ser consumido puro ou adicionado a sucos, iogurtes, vitaminas e frutas.

FONTE:
 Portal Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário