Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

5 MITOS SOBRE O FITNESS

A prática regular de exercício físico, especialmente de musculação, é ainda vista com algum ceticismo. Os mitos no fitness nascem, vão-se enraizando mas está na hora de os desvendar.

Na hora de emagrecer e de ser ativo para um corpo e saúde melhores, são muitas as dúvidas e mitos que pairam no ar. A prática regular de exercício físico, em especial aquela que é banalmente relacionada com o culturismo, é ainda vista por muitos com ceticismo, que argumentam usando falsas premissas e teorias antepassadas. Mas está na altura de desvendar essas mesmas teorias e falácias que afastam as pessoas dos ginásios sem um motivo fundamentado para tal.

Segundo o The Telegraph, são estes os cinco principais mitos relacionados com o fitness:

1. Comer menos para emagrecer:Contar calorias não é saudável, nem prático, nem tão pouco correto. É importante ter atenção ao valor calórico ingerido em cada refeição, mas os números não devem ser vistos como barreiras ou obstáculos. Nem como entraves à alimentação. Se o objetivo é perder peso, para gastar calorias é preciso, primeiro, ingeri-las e saber quais os melhores alimentos a comer. Além disso, comer menos implica a receção de menos nutrientes, vitaminas e minerais, levando o corpo ao estado de fadiga com mais facilidade.

2. Levantar pesos faz ganhar volume:Nem sempre pegar numa barra de ferro é sinónimo de músculos grandes, pelo contrário, é sinônimo de músculos tonificados e livres de gorduras camufladas. Tal como o cardio – ou até mesmo melhor – a musculação é excelente para a perda de peso e gordura localizada, proporcionando um treino mais intensivo dos músculos, que ficam mais fortes e duros sem que para isso fiquem maiores.

3. Cardio é o melhor amigo para queimar gordura:Diz o The Telegraph que este é outro dos mitos mais comuns no mundo do fitness. Tal como escrito no ponto anterior, a musculação pode ser uma excelente forma de queimar gordura, tal como os exercícios cardiovasculares e aeróbicos. Contudo, os exercícios de cardio além que queimarem gordura, queimam também músculo, fazendo com que estes fiquem mais fracos e propensos a lesões.

4. Gordura e carboidratos engordam:As dietas pobres em gordura e carboidratos são dietas que não proporcionam energia, que privam o corpo de nutrientes e minerais necessários ao seu bom funcionamento. Segundo a publicação, os carboidratos são o melhor combustível para o corpo, assim como as gorduras boas são cruciais para o sistema imunitário. O ideal é equilibrar o consumo destes dois tipos de alimentos.

5. Levantar pesos leves é suficiente para tonificar:Para um corpo tonificado não basta apenas queimar a gordura em torno dos músculos, como também estimulá-los e trabalhá-los de forma continua. E não é com pesos leves que lá se vai. Diz a publicação que o levantamento de peso não deve ser feito até à exaustão do atleta mas sim num plano balanceado entre sets com pesos elevados – que levem ao esforço máximo – e sets com pesos mais leves, de forma a melhorar a postura sem que o músculo pare.

FONTE:
Noticia por minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário