Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

20 MINUTOS POR SEMANA!!



Ótimos resultados com treinos de 20 minutos por semana!
Muita gente se preocupa em fazer exercícios para melhorar a função cardiorrespiratória, mas o problema é que as recomendações comuns são chatas pacas! A maioria das associações e dos profissionais recomendam que é preciso se exercitar pelo menos 30 minutos, com uma frequência mínima de três vezes por semana. Mas, para grande parte das pessoas, isso é desanimador e até mesmo inviável, pela falta de tempo e de paciência (meu caso). Mas um estudo recente publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise pode nos ajudar!

No estudo, pesquisadores japoneses colocaram homens jovens para fazer um protocolo de treino intervalado (ou HIIT, se preferirem) uma vez por semana durante três meses. O treinamento envolvia apenas três tiros a 80% da capacidade máxima realizados até a falha e não passavam de 20 minutos! Os resultados revelaram melhoras na capacidade aeróbia, anaeróbia, performance no exercício em parâmetros cardíacos! Isso aí, menos de 20 minutos por semana e os resultados foram equivalentes a outros que usaram protocolos contínuos de várias horas semanais!!!

Esse estudo é mais um exemplo da abordagem qualitativa. Quando falamos em treinos de alta intensidade é curta duração, não queremos dizer que as pessoas devam ser proibidas de fazer atividades longas e de baixa intensidade. O que é preciso ficar claro é um bom profissional deve ter condições de adequar os treinos às expectativas, às possibilidades e aos gostos do seu aluno. O que existe hoje é que as pessoas acreditam que é obrigatório passar um tempão em atividades contínuas pelo menos três vezes por semana. E, felizmente para mim e para muita gente que não tem saco e nem tempo para perder em atividades pouco eficientes, a Ciência traz ótimas alternativas.

E ai, falta de tempo ainda é uma desculpa??

(Paulo Gentil)

FONTES:


https://www.facebook.com/drpaulogentil/photos/a.585267118159160.1073741828.585178871501318/993567380662463/?type=1&theater


https://www.facebook.com/treinamento.esportivo?fref=photo&sk=photos

Nenhum comentário:

Postar um comentário