Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

EXERCÍCIO NÃO DEIXA A MENTE ENVELHECER


 Prevenção Pesquisa mostra que a atividade física constante reduz risco de desenvolver Alzheimer

Os exercícios têm o poder de reduzir o impacto do envelhecimento sobre as funções do cérebro, ajudando a manter a habilidade cognitiva 'em dia' mesmo em pessoas idosas e, ainda, prevenir doenças relacionadas à debilidade mental. A informação acaba de ser confirmada pela revisão dos 40 anos de estudos empreendidos na Universidade de Illinois, Estados Unidos.

Pesquisa que avaliou homens e mulheres com mais de 65 anos concluiu que aqueles que se exercitam entre 15 e 30 minutos, três vezes por semana, reduzem riscos de sofrer do Mal de Alzheimer.

Um outro estudo que relaciona exercícios e atividade cerebral em pessoas entre 62 e 70 anos também aponta que aposentados que continuam a trabalhar, ou que mantêm rotina de exercícios, continuam com circulação sangüínea adequada e bastante superior à dos aposentados inativos.

Nossa experiência também aponta para menor incidência de Alzheimer em pacientes que se exercitam ao menos duas vezes por semana, regularmente. Está mais do que comprovada a relação entre atividade física e demência na terceira e quarta idades, diz o neurologista Glauco Filellini, do Hospital Paulistano.

Filellini explica que o Alzheimer é a principal causa de demência na velhice, acometendo mais de 12 milhões de pessoas no mundo inteiro. Ainda não há cura para essa doença progressiva que priva o indivíduo de sua memória e habilidade mental. Mas, como parte integrante do tratamento, vale a indicação de que as pessoas não devem se render ao sedentarismo nem à acomodação mental.

Estabelecer uma rotina de atividades físicas e intelectuais, levando isso ao longo da vida, certamente contribui na prevenção desse triste quadro degenerativo.

Fonte: O Liberal - Mulher/ Online 
Portal de Educação Física – Agosto 2006 –

Nenhum comentário:

Postar um comentário